Rua José Lins do Rego, 560 - Alto Taquaral, Campinas SP

Para diagnosticar o TEA, as observações clínicas, escolares e domésticas são necessárias. 

As avaliações feitas com os protocolos do ADIR-R e ADOS-2 são importantes para confirmar o diagnóstico. 

O ADIR-R consiste em uma entrevista estruturada que geralmente é feita com os pais ou cuidadores com o objetivo de obter descrições detalhadas dos comportamentos necessários para o diagnóstico diferencial do TEA. 

Nesta entrevista dividida em seis etapas, são coletados detalhes sobre o comportamento e o crescimento do avaliado:

Etapa inicial: Coletar informações gerais sobre o paciente e sua família;

Segunda Etapa: Identificar o desenvolvimento precoce e como ele afeta o avaliado;

Entre a Terceira e a Quinta Etapa: Perguntas específicas são feitas para identificar manifestações do Autismo, incluindo déficits de comunicação, problemas de interação social e comportamento repetitivo e estereotipado.

Sexta Etapa: Os problemas gerais de comportamento devem ser analisados e aprofundados, para então chegar a um diagnóstico preciso.

O ADI-R geralmente leva de 1h30 a 2h30 para ser aplicado, mas pode levar um pouco mais para crianças maiores e adultos.

O ADOS-2 é uma escala de observação que avalia aspectos sociais e comportamentos da comunicação em crianças e adultos com suspeita de autismo. Um protocolo padronizado e semiestruturado é usado para avaliar áreas como comunicação, interação social, jogos e imaginação, comportamentos restritos e repetitivos. Os módulos são divididos de acordo com o nível de linguagem:

Módulo T: Destina-se a crianças entre os 12 e os 30 meses de idade que não usam, de forma consistente, frases no discurso. O seu foco são as crianças sem linguagem expressiva e as crianças que apresentam um nível básico de linguagem

 

 

O ADOS-2 leva em média de uma a duas horas para ser usado.

 

O ADI-R e o ADOS-2 servem como base para acompanhar a evolução do indivíduo a partir do diagnóstico. Essas avaliações devem ser repetidas com o tempo e acompanhamento adequado para determinar se o quadro de autismo melhorou em relação aos comportamentos e interações.

 

Na Ludens, além de oferecer um ambiente acolhedor, a equipe tem profissionais experientes e atenciosos para fornecer todo o suporte necessário para o avaliado e sua família, durante todo o caminho a ser percorrido. 

Entre em contato e converse com a gente!

Pular para o conteúdo