Rua José Lins do Rego, 560 - Alto Taquaral, Campinas SP

“A práxis é um termo que se refere à capacidade de realizar tarefas funcionais e complexas com habilidade e fluidez, envolvendo aspectos sensório motores ou a integração de vários sistemas sensoriais e neuromusculares”, explica Katu Silva, terapeuta ocupacional da Clínica Ludens. “Além disso, esse conceito também se refere à capacidade de planejar, executar e avaliar movimentos voluntários e coordenados, com o objetivo de alcançar uma determinada tarefa ou objetivo”, frisa.

Segundo a TO, na Integração Sensorial a práxis constitui o aspecto fundamental da aprendizagem motora e coordenação olho-mão, sequenciamento de ações e/ou planejamento motor, além de estar associada a produção da biblioteca da memória motora e fazer a regulação e calibração do tônus muscular. Desta forma, todos estes componentes trabalham juntos para permitir a realização de tarefas motoras específicas com êxito.

Durante o tratamento de Integração Sensorial, de acordo com Katu, o objetivo é que as pessoas desenvolvam uma práxis eficaz, o que significa aumentar a capacidade de integrar informações sensoriais de maneira coerente e responder a elas de maneira adequada. “É o que denominamos de resposta adaptativa à demanda ambiental e isso é conseguido através de atividades lúdicas e terapêuticas que desafiam os sistemas sensoriais e ajudam a desenvolver habilidades de organização dos mecanismos sensório motores”, diz.

A falta de integração sensorial adequada pode levar a dificuldades na práxis, explica a terapeuta, resultando em movimentos imprecisos, descontrolados e ineficientes, o que pode interferir no desempenho de tarefas cotidianas e nas habilidades motoras em geral. “Por isso a avaliação e intervenção das etapas de práxis é tão fundamental para o trabalho do Terapeuta Ocupacional”.

Pular para o conteúdo