Para diagnosticar o TEA, as observações clínicas, escolares e domésticas são necessárias.
As avaliações feitas com os protocolos do ADIR-R e ADOS-2 são importantes para confirmar o diagnóstico.
O ADIR-R consiste em uma entrevista estruturada que geralmente é feita com os pais ou cuidadores com o objetivo de obter descrições detalhadas dos comportamentos necessários para o diagnóstico diferencial do TEA.
Nesta entrevista dividida em seis etapas, são coletados detalhes sobre o comportamento e o crescimento do avaliado:
Etapa inicial: Coletar informações gerais sobre o paciente e sua família;
Segunda Etapa: Identificar o desenvolvimento precoce e como ele afeta o avaliado;
Entre a Terceira e a Quinta Etapa: Perguntas específicas são feitas para identificar manifestações do Autismo, incluindo déficits de comunicação, problemas de interação social e comportamento repetitivo e estereotipado.
Sexta Etapa: Os problemas gerais de comportamento devem ser analisados e aprofundados, para então chegar a um diagnóstico preciso.
O ADI-R geralmente leva de 1h30 a 2h30 para ser aplicado, mas pode levar um pouco mais para crianças maiores e adultos.
O ADOS-2 é uma escala de observação que avalia aspectos sociais e comportamentos da comunicação em crianças e adultos com suspeita de autismo. Um protocolo padronizado e semiestruturado é usado para avaliar áreas como comunicação, interação social, jogos e imaginação, comportamentos restritos e repetitivos. Os módulos são divididos de acordo com o nível de linguagem:
Módulo T: Destina-se a crianças entre os 12 e os 30 meses de idade que não usam, de forma consistente, frases no discurso. O seu foco são as crianças sem linguagem expressiva e as crianças que apresentam um nível básico de linguagem
- Módulo 1: Destina-se a crianças a partir dos 31 meses que não utilizam, de forma consistente, um discurso com frases. Também neste módulo, o alvo da avaliação são as crianças sem linguagem expressiva e as crianças que apresentam um nível básico de linguagem
- Módulo 2: Destina-se a crianças de qualquer idade e com um discurso com frases, mas que não são fluentes verbalmente.
- Módulo 3: Destina-se a crianças e jovens adolescentes que tenham uma linguagem expressiva fluente.
- Módulo 4 – Destina-se a adolescentes e adultos, com uma linguagem expressiva fluente.
O ADOS-2 leva em média de uma a duas horas para ser usado.
O ADI-R e o ADOS-2 servem como base para acompanhar a evolução do indivíduo a partir do diagnóstico. Essas avaliações devem ser repetidas com o tempo e acompanhamento adequado para determinar se o quadro de autismo melhorou em relação aos comportamentos e interações.
Na Ludens, além de oferecer um ambiente acolhedor, a equipe tem profissionais experientes e atenciosos para fornecer todo o suporte necessário para o avaliado e sua família, durante todo o caminho a ser percorrido.
Entre em contato e converse com a gente!