A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), também conhecida como neuromodulação, emprega uma corrente elétrica galvânica de baixa voltagem e indolor na calota craniana. É uma técnica extremamente segura quando usada por um profissional qualificado e respeitando os padrões de segurança.
O objetivo da ETCC é alterar a excitabilidade neuronal espontânea, favorecendo ou dificultando sinapses de acordo com o objetivo funcional.
A ETCC é uma ab
os de forma geral e sem efeitos colaterais significativos.
ordagem baseada em evidências científicas que mostra resultados positivos em adultos e crianças com disfunções neurológicas. É uma técnica segura e os efeitos negativos são mínimos, sendo bem tolerad
Como resultado, a ETCC pode ser combinada com outras terapias, como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional ou Psicologia, dependendo dos objetivos do paciente. A ETCC tem se mostrado eficaz em uma variedade de disfunções neurológicas, incluindo paralisia cerebral, AVC, TDAH, TEA e distúrbios de fala e linguagem.
Na Clínica Ludens, a neuromodulação é usada para tratar distúrbios neuromotores em crianças e adultos. A técnica é muito eficaz para disfunções psiquiátricas adultas como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. No entanto, aqui na Ludens não realizamos a ETCC com essa finalidade porque não é nossa área de expertise. Indicamos que um psiquiatra realize a neuromodulação nesses casos.
O protocolo de ETCC envolve atendimento simultâneo de dois profissionais: o terapeuta responsável pela tarefa, o aplicador e moderador da corrente.
O programa inclui dez sessões de uma hora cada, que ocorrem de segunda a sexta-feira durante duas semanas.
Dúvidas comuns:
Quais são os efeitos colaterais da técnica?
Os efeitos colaterais são muito incomuns e leves. Os mais comuns são o formigamento na região do eletrodo e uma pequena dor de cabeça que desaparece após a aplicação.
A partir de que idade é permitido o uso da ETCC?
Desde os dois anos de idade
Quantas sessões são necessárias para o protocolo? Qual é o tempo de duração da estimulação?
O programa inclui dez sessões de uma hora cada, que ocorrem de segunda a sexta-feira durante duas semanas. Dependendo da área estimulada, a estimulação cerebral pode durar de vinte a quarenta minutos.
Existem evidências científicas para a técnica?
A ETCC é uma técnica bem estudada e baseada em dados. Há muito tempo, os estudos demonstraram a eficácia e segurança da ETCC e a classificaram como uma ferramenta útil para potencializar a neuroplasticidade.
Quem é o profissional que usa eletroestimulação transcraniana na Ludens?
Na Ludens, a responsável pela aplicação é a fisioterapeuta Andyara Vasconcellos Doyle, especialista em neurologia adulto e infantil, com formação completa em neuromodulação não invasiva e mais de 15 anos de experiência tratando pacientes neurológicos.