A terapeuta ocupacional Cynara Bernardes, instrutora de cursos de membros superiores na Ludens Cursos, tira as dúvidas sobre o tema no ping pong abaixo. Confira!
1- O que são órteses e o que são adaptações?
Órteses são dispositivos que podem auxiliar no posicionamento ou função de um membro. Já as adaptações são dispositivos que auxiliam na execução das atividades diárias como alimentação, vestuário, banho entre outros.
2- Para que casos cada uma é indicada?
Ambas podem ser indicadas para diversos casos. A órtese, por exemplo, pode ser indicada com objetivo de auxiliar na função de preensão de um membro com o posicionamento do polegar e punho adequados. A adaptação pode ser indicada num caso onde a criança não consegue segurar o copo de forma independente, para substituição de preensão para o uso do copo.
3- Que tipo de material é usado para confeccionar as órteses?
As órteses podem ser confeccionadas de gesso, gesso sintético, neoprene, mas o material que utilizo nas minhas confecções é o termoplástico de baixa temperatura.
4- Que profissional deve indicar o uso de órteses e de adaptações?
Qualquer profissional pode indicar, mas o terapeuta ocupacional especialista está apto a confeccionar as órteses de membros superiores e a trabalhar com as questões das atividades cotidianas.
5 – Há quanto tempo trabalha com essa área?
Há 19 anos.